sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Risoto de camarão


Ainda não reencontrei a disposição necessária para voltar pra cozinha, mesmo porque, está tão bom ser mimada que quero aproveitar mais um pouquinho...se é que vocês me entendem!
Mas é bem verdade que para fazer um risotinho básico não precisamos de muita disposição porque é rápido, fácil e deliciosamente convidativo.Esse de camarão com gengibre é um dos preferidos da família. Vamos à receita:
*2 colheres de sopa de manteiga
*1 cebola picada
*2 xic. de arroz arboreo
*1 cálice de vinho branco seco
*1 1/2 litro de água c/ 2 tabletes de caldo de legumes (fervente)
*300gr de camarão limpo temperado com sal , limão e gengibre
*leite, sal, pimenta, cheiro verde
Leve uma panela ao fogo com a manteiga, fogo baixo para não queimar, coloque a cebola e refogue. Acrescente o arroz arbóreo, sem lavar, uma colher de chá de sal, dê uma fritada e junte o vinho. Deixe incorporar e secar um pouco e, sem parar de mexer vá acrescentando conchas do caldo fervente. O arroz não pode ficar muito ensopado e nem pode secar totalmente, então, vá colocando aos poucos e sempre mexendo.Numa frigideira ,salteie o camarão e acrescente um pouco de leite, essa dica é para deixar o camarão tenro, deixe uns 2 minutinho no fogo e reserve.
Acho que leva uns 15 minutinho para o arroz estar no ponto, sempre mexendo, com o arroz molhadinho, acrescente o camarão reservado, mais uns 2 minutinho de fogo, junte 1 colher cheia de manteiga, requeijão ou creme de leite para dar cremosidade, um punhado de cheiro verde, pimenta moída na hora e voilà!

*Não sou uma pessoa que leva a receita ao "pé da letra", cada vez que faço um prato acrescento ou substituo alguma coisa, então, não se prenda também à esses ingredientes. Essa é uma receita básica de risoto com uma variedade enorme de modificações. Acredito que o prazer de cozinhar está , justamente , na liberdade de criar. Tenha um delicioso final de semana!

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário